sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Paz entre os povos?

Quando eu passei da fase de meramente "assistir" as olimpíadas e passei a buscar compreender o espírito dos jogos, aprendi que os jogos olímpicos são um momento de congraçamento entre os povos. Durante os antigos jogos, na Grécia, durante as olimpíadas havia uma "pausa" nas batalhas. Deixavam as armas de lado e passavam a "guerrear" apenas com seu talento físico dentro das pistas e arenas.

Também esse era o desejo do Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos Modernos.

Infelizmente, não é isso que se observa. Se não me engano, durante os jogos de Atenas haviam 9 guerras em curso, e nenhuma delas foi interrompida....

Atualmente, pode-se citar o sempre presente conflito entre israelenses e palestino, os probemas em Darfur - Sudão (causado pelo aquecimento global...) e os conflitos em Miamar, protagonizados pelos anfitriões dos atuais jogos.

E tão-logo os jornalistas eufóricos apresentaram as imagens da cerimônia de abertura, segui-se uma notícia no mínimo indigesta: a invasão da Geórgia pela Rússia. Mais um conflito motivado pelos recursos naturais, neste caso, um que vem se valorizando a olhos vistos: o petróleo.

Sim, porque a Rússia não parece muito preocupada com o desenvolvimento de combustíveis alternativos ou com a qualidade do ar. Eles querem é mais e mais petróleo.

O que fazer? São apenas negócios, bobinho.

Para saber sobre o Barão de Coubertin clique aqui.
E para saber as últimas notícias sobre a invasão da Geórgia, aqui.

Nenhum comentário: