segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A mamona


Vocês assistem o programa Globo Rural?
Sim, aquele que já passa no domingo de manhã há muito tempo... pois é, apesar de ser um programa voltado aos agricultores, deveria ser assistido por todos, em especial pelas pessoas que se interessam pelo meio ambiente e por sua preservação.

Infelizmente, nem sempre é fácil acordar cedo domingo de manhã, isso para aqueles que não estão indo dormir ao nascer do sol... mas sem dúvida é uma pena, pois perde-se uma grande oportunidade de ter acesso a informações que usualmente não são divulgadas nos jornais da noite.

Pensando nisso, resolvi escrever no blog o resumo de algumas matérias interessantes que passam aos domingos. Elas estarão identificadas no marcador que aparece ao final de cada postagem.

Sim, porque ontem foi apresentada uma reportagem muito legal sobre o biodiesel.
Vantagens: não há emissão de gases com enxofre e o número de partículas é menor.
Pois bem, um dos produtos dos quais pode ser extraído óleo para produção de combustível é a mamona.

Algo que poucos sabem é que o óleo de mamona é considerado um óleo nobre, com grande valor de mercado. Com ele se produz o óleo de rícino, sendo usado também na indústria farmacêutica, na produção de cosméticos e em substituição a alguns derivados de petróleo.

A maior produção de mamona do mundo é a da Índia. O Brasil é um dos países que importa este produto.

No nordeste, a mamona é produzida por alguns pequenos agricultores, sendo considerada o banco do sertanejo. Explico: ela é cultiva juntamente com outra cultura, como feijão, milho, amendoim. Se o feijão não dá, sempre há a mamona para garantir a sobrevivência.
Seu preço de venda é bastante lucrativo, estando hoje em R$ 58,00 a saca de 60 kg. Para se ter uma idéia, a saca de soja está custando R$ 22,00.

Está gostando? Então amanhã tem mais.

Nenhum comentário: