terça-feira, 26 de agosto de 2008

Biodiesel a partir da mamona

Tendo em vista o fato de:

· a mamona ser um produto já conhecido pelos agricultores do nordeste
· seu alto valor de mercado
· uma planta adaptada ao sertão: se não chove, aí é que ela produz...
· ser um produto que fixa o produtor no campo, sendo um incentivo a agricultura familiar
· geralmente plantado com outras culturas importantes na alimentação brasileira
· o projeto de um combustível ecologicamente correto para substituição do petróleo

o governo brasileiro decidiu investir neste projeto, instalando uma usina de biodiesel no estado da Bahia, região grande produtora de mamona. Apesar da resistência de alguns dirigentes da Petrobrás, foram iniciados os trabalhos. Para tanto, a usina assinou contrato com os produtores, ficando firmado que:

1. a usina fornece aos produtores as sementes de mamona e de feijão
2. também fornece o auxílio técnico
3. a empresa compra direto dos produtores, eliminando a figura do atravessador, motivo de constantes reclamações dos produtores
4. os agricultores se comprometem a vender toda a sua produção para a usina, ao valor de R$ 36,00 a saca, preço de mercado no momento de assinatura do contrato.

Tudo lindo, exemplo de um Brasil que pode dar certo, não fosse por um pequeno detalhe: chegada a colheita, muitos produtores não honraram seus contratos!!!
Motivo: o aumento do valor da saca no mercado internacional. Assim, ao invés de entregar o produto como o acertado, eles o venderam para os antes malignos atravessadores!

Reclamam que plantar mamona dá muito trabalho... bem, de onde eu venho, não é possível ganhar dinheiro sem trabalhar, e bastante.

Resultado: a usina acabou produzindo óleo a partir da soja, pois é mais barato. Segundo eles, pagar R$ 60,00 pela saca de mamona torna a produção de combustível antiecônomica.

Assim, agora, a empresa resolveu vender a mamona que está estocada, pois não há o que fazer com ela. E os agricultores estão reclamando, dizendo que por causa disso o preço da saca baixou!! Eles se esqueceram que essa é uma situação que foi criada por sua própria ganância?

Nenhum comentário: