sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A ONU e os biocombústíveis

O debate sobre os biocombustíveis está longe de encerramento.
A imagem que o Brasil procura vencer, de que os biocombustíveis são a “salvação da lavoura” parece encontrar a cada dia mais céticos. O alerta de que o incremento na produção de bens agrícolas voltados para a produção de combustíveis podem diminuir a quantidade de alimentos e aumentar o desmatamento ganha atenção a cada dia, e a discussão já chegou a ONU.

Segundo reportagem de Flávio Aguiar no site Carta Maior, Jean Ziegler, que é embaixador especial para combate à fome da ONU propôs neste 25 de outubro uma moratória de 5 anos para a produção de combustíveis.

Sua justificativa é que este é o prazo necessário para que os cientistas possam estudar a viabilidade de produzir combustíveis substitutos do petróleo a partir de dejetos de produtos agrícolas, evitando assim que as terras cultiváveis deixem de produzir alimentos.

É uma discussão interessante, que envolve interesses políticos, econômicos, sociais e ambientais.
Mas o que eu achei mais interessante nessa história foi saber que, segundo Ziegler, a produção de alimentos atual é suficiente para alimentar 12 BILHÕES DE PESSOAS!!! Posso saber pra onde vai toda essa comida?

Suspeito que estejamos diante de um caso claro de desperdício, não apenas de comida, mas sim de recursos naturais já escassos.

Eu já li no site do greenpeace que apenas 1/6 do que é pescado é aproveitado pela indústria de pesca. O que eles fazem com o resto? Devolvem (devidamente morto, é claro) ao mar!! As terríveis redes de arrasto, literalmente quilométricas, varrem o fundo do oceano destruindo todas as formas de vida que encontram pela frente simplesmente para ter o prazer de jogar quase tudo fora 2 horas depois...

Sendo o homem um animal, um dos elementos que compõe o meio ambiente, não estaremos considerando o tema ambiental se deixarmos de lado a dignidade da pessoa humana. Assim, não podemos admitir tanta fome onde há tanta fartura, e nem tanta exploração gratuita da mãe Terra.

Um comentário:

edzampa disse...

Yo creo que el viocombustible solo lleva a la esclavitud, y al agotamiento de los recursos naturales, mas solo se usa el 25% de lo que se pruduce VALE LA PENA TANTO DESPERDICIO para nada.....
hay mucha politica , lo unico que se logra es la exterminacion del paneta tierra.....hay que acabar con esta mentalidad capitalista, solo contribuimos a la auto destruccion.