segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Nobel da Paz

Pois é, a luta contra o aquecimento global ganhou o premio Nobel da paz!
Parabéns pra todos nós!!
Confesso que fiquei um tanto confusa com o prêmio, pois eu pensava que o Nobel da paz destinava-se a pessoas que dedicam sua vida ao ideal de um planeta pacífico. E a discussão travada a partir do tema do aquecimento global passa longe de ser pacífica... acho que preciso aprender mais sobre o Nobel...

Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, o IPCC e Al Gore foram os escolhidos em razão de "seus esforços de ampliar e disseminar um conhecimento amplo sobre as mudanças climáticas provocadas pelo homem e por estabelecer as bases para reverter tais mudanças”.

Mas vejam só que gracinha: os doutos eleitores do Nobel são super antenados aos temas ambientais!! Em 2004, o premiado também foi um ambientalista Wangari Maathai. Nunca ouvira falar dele? Eu também não! Que vergonha...

Em tempo: segundo eu li na Folha de São Paulo e aqui reproduzidos ipsis literis (ai meu latim...)
“O prêmio foi criado em 1895 pelo industrial sueco Alfred Nobel visando contemplar esforços pela manutenção da paz e pelo desarmamento. Nos últimos anos, no entanto, têm sido contemplados aqueles que promovem direitos humanos, democracia e redução da pobreza, como o bengali Muhammad Yunus, vencedor em 2006.”

Sou fã de carteirinha do senhor Yunus, qualquer dia desses vamos trazer um post sobre ele.




Fonte da imagem: http://nobelprize.org/

Nenhum comentário: