segunda-feira, 24 de setembro de 2007

E quando o mel se for...


Você sabia que 03 de outubro é o dia das abelhas?


Que esses belos seres estão ameaçados?


E que se eles se forem, a raça humana vai junto?




Segundo Albert Einstein, se as abelhas forem extintas, em 5 anos a raça humana desaparece.

Por quê? Porque as abelhas são responsáveis por 70% da polinização dos vegetais. Assim se elas se forem, não adianta a soja ou o milho serem super produtivos, resistentes a pragas e tudo mais: suas flores não receberão a visita das amarelinhas, não haverá polinização, e nada de batata frita!!

Semana passada eu li uma reportagem sobre o tema (Folha de São Paulo). As abelhas estão morrendo misteriosamente. Saem para o seu dia de trabalho e não voltam. O fenômeno chega a ser alarmante nos EUA, onde se acredita que a causa seja um vírus vindo da Austrália. Ocorre que hoje eu vi outra matéria sobre o tema, desta vez na TV (Jornal do SBT) e segundo ela, o fenômeno está ocorrendo em todo o mundo, inclusive no Brasil.

No sul do país, onde há grande produção de mel, os produtores, tanto de mel quanto os agricultores, estão bastante preocupados, inclusive com quebra de produção. Em um apiário, de 280 colméias, 80 já morreram.


Por isso, não faça mal para as abelhas. Eu sei que temos medo de seu ferrão, mas precisamos lembrar que a pobrezinha só faz isso porque está muito assustada, a ponto de tomar uma atitude desesperada, dando sua vida pela colméia. Sim, pois lembre-se que quando ela ferroa, ela morre!! Seja gentil com as abelhas.


Se mesmo assim você não se convenceu, lembre-se que protegendo as abelhas você está protegendo a sim mesmo.


Nenhum comentário: