terça-feira, 1 de julho de 2008

Ecovilas

Após um considerável período distante dos meios de informação, ontem eu resolvi ler o jornal e ver se havia algo sobre meio ambiente. E qual não foi minha agradável surpresa: foi só o que eu achei! Tanto que eu até fiquei confusa sobre o que escrever.

Entre tantas coisas, fiquei apaixonada pelas ecovilas. Após "grandes pesquisas", encontrei uma boa definição de ecovila na wikipédia: assentamento humano sustentável.

Ou seja, um grupo de pessoas que se reúne em determinada região com o objetivo de viver conforme as diretrizes do desenvolvimento sustentável, em harmonia com a natureza e sem exaurir os seus recursos.

Nessas comunidades há a produção agrícola orgânica, tratamento dos resíduos (reciclagem, compostagem e afins), combate ao consumismo, buscando resgatar valores ligados a natureza e à valorização da simplicidade.
Há um site com muuuuuuitas informações sobre as ecovilas, é o site do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica - http://www.ipemabrasil.org.br/ - e se você se assustou com esse termo - permacultura - assim como eu, sem crise!

Aqui vai uma explicação, publicada ontem na Folha de São Paulo:

"A permacultura é uma metodologia que procura suprir as necessidades básicas de uma comunidade de forma planejada, eficiente, com baixo custo e sem causar danos à natureza.O conceito foi criado pelo ecologista australiano Bill Mollison, no final da década de 70, para descrever a transformação da agricultura convencional em uma agricultura permanente. Mas a permacultura vai muito além do cultivo de produtos orgânicos, englobando sistemas de captação e de tratamento de água, utilização de energias renováveis e bioarquitetura."

Nenhum comentário: