sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sugestão de leitura


Aproveitando o ensejo da denúncia feita sobre as condições de trabalho nos matadouros do Rio Grande do Norte, hoje nosso blog traz como dica de leitura os Escritos Políticos de Jack London.


Esse maravilhoso autor norte-americano é mais conhecido aqui pelas nossas bandas por Caninos Brancos, outro livro apaixonante por sinal. Mas o Jack é muito mais do que os caninos, e a seleção de textos feita por Luiz Bernardo Pericás nos mostra isso. O fim do livro traz ainda a lista de obras para que possamos nos deliciar mais a mais com a obra do autor.


Por que esse livro? Bem, ao ler sobre a situação dos matadouros, a lembrança de um dos textos de Jack London é imediata. Em A Selva, ele narra as dificuldades dos trabalhadores em busca de ascensão social. Para isso, ele fala sobre uma obra de Upton Sinclair, chamada A Selva.


Entre os trechos de Sinclair, Jack London cita este:


“No inverno, no setor de abate, um sujeito podia ficar encharcado de sangue e congelar-se. Os homens amarravam os pés com jornais e sacos velhos, que por sua vez estariam encharcados de sangue e congelados. Todos aqueles que usavam facas não tinham condições de usar luvas: assim, seus braços ficariam brancos com o gelo, suas mãos dormentes, e então, é óbvio, haveriam acidentes.”


Obra: Escritos Políticos
Autor: Jack London
Organizador: Luiz Bernardo Pericás
Editora Xamã

Nenhum comentário: