sexta-feira, 27 de junho de 2008

Pólo Norte pode derreter até setembro

Pesquisadores dizem que há 50% de chance do gelo marinho deixar de existir por conta do aquecimento global
O gelo marinho do Pólo Norte pode derreter até setembro, de acordo com cientistas do Centro Nacional de Pesquisas da Neve e do Gelo em Boulder, Colorado. Segundo a CNN, existe 50% de chance de que o fino gelo do Ártico, que congelou no último outono, esteja completamente derretido na região até o verão no hemisfério norte, de acordo com o cientista Mark Serreze.

"Nós temos uma espécie de aposta informal correndo em nosso centro se "o Pólo Norte derreterá neste verão" e isso é possível, disse Serreze. Segundo o cientista, nas últimas décadas o gelo que cobre o mar Ártico se tornou cada vez mais fino enquanto as temperaturas globais se elevaram. Para Serreze, os padrões específicos do clima determinarão se a cobertura do Pólo Norte derreterão neste verão.

"Ano passado, tivemos a sorte de contar com um padrão perfeito do tempo para livrar a Passagem Noroeste", ligação entre o continente asiático e o americano, afirmou Serreze. "Neste verão, um padrão diferente pode preservar algum gelo por lá. Devemos esperar para ver o que acontece".

O cientista afirma que a breve falta do gelo na parte superior do globo não trará nenhuma conseqüência imediata. "Do ponto de vista da ciência, o Pólo Norte é apenas mais um ponto no globo, mas isso tem o seu significado simbólico". Para Serreze, supõe-se que exista gelo no extremo norte do planeta e o fato de não ter qualquer gelo até o fim do verão pode ser uma grande mudança simbólica.

Há alguns anos, cientistas previam verões sem gelo no mar do Ártico em 2080. Depois simulações de computador começaram a antecipar essa data, para um período entre 2030 e 2050. No verão de 2007, o gelo do mar do Ártico encolheu, atingindo seu nível mais baixo já registrado, passado de 7,8 milhões de quilômetros quadrados em 1980 para 4,2 milhões de quilômetros quadrados.

***

E o pior é que não são só os seres humanos que vão sentir os impactos. E quanto aos animais que vivem lá, como os ursos polares? Se hoje em dia, eles já estão morrendo afogados, imagine se essa "previsão" se concretizar
Bom , então que tal colocar em prática ações simples contra o aquecimeto global?
No link http://mudeomundo.com.br/50-acoes-contra-o-aquecimento-global/ você encontra 50 sugestões de como fazer a sua parte!



quinta-feira, 26 de junho de 2008

Para descontrair...

Nossa sugestão de hoje é um joguinho online que encontramos no site da WWF.

"A Casa Eficiente é um jogo virtual criado para conscientizar as pessoas do impacto do desperdício de energia nas mudanças climáticas"


Para acessar e saber mais sobre como tornar sua casa ecológica acesse o site http://www.wwf.org.br/ e clique no "Confira o jogo Casa Eficiente". Divirta-se!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Motivos para reciclar

Você sabia que :

• Para se fabricar uma tonelada de papel, consome-se cerca de 15 árvores;
• Para se fabricar uma tonelada de vidro, consome-se 1,2 toneladas de areia, calcário, barrilha e feldspato;
• Para se fabricar uma tonelada de alumínio, necessitamos de 5 toneladas de bauxita.*
*(Fonte: http://www.riodooeste.com.br/?id=programas/coleta/index)


Material e Tempo de Degradação


Alumínio: 200 a 500 anos
Cerâmica: indeterminado
Chicletes: 5 anos
Cordas de nylon: 30 anos
Embalagens (Longa Vida): Até 100 anos
Embalagens PET: Mais de 100 anos
Esponjas: indeterminado
Filtros de cigarros: 5 anos
Isopor: indeterminado
Louças: indeterminado
Luvas de borracha: indeterminado
Metais (componentes de equipamentos): Cerca de 450 anos
Papel e papelão: cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos): Até 450 anos
Pneus indeterminado Sacos e sacolas plásticas: Mais de 100 anos
Vidros: indeterminado**
**(Fonte: http://www.diaglobal.org.br/db/relatorios/viewNotLogged/2630/386)

Só no Brasil, são jogados fora 228.000 toneladas de lixo POR DIA!!!*** Isso mostra porque é tão importante a gente reciclar.

domingo, 22 de junho de 2008

Frase da semana

"Não vai ser preciso dar um tiro para ocupar a Amazônia, vão-se comprar áreas."
Autor: Eduardo Braga, governador do Amazonas, sobre uma ocupação internacional que já estaria ocorrendo sem alarde na região, devido ao avanço dos investimentos estrangeiros nos projetos de manejo florestal.- Folha de São Paulo, 17.06.03, pág. A2.

sábado, 21 de junho de 2008

Vídeo da semana

Animais Salvam o Planeta


Quanto mais carne a gente come, mais vacas produzem gases do efeito estufa


SALVE O PLANETA DELES
TENHA UMA DIETA SAUDÁVEL E BALANCEADA

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Hashis X Meio ambiente

Você sabe aqueles pauzinhos que os japoneses usam para comer? Pois é, eles são chamados Hashis. E, embora não pareça, eles fazem muito mal para o planeta. Primeiro, porque eles são descartáveis, e pelo fato deles serem de madeira, são responsáveis por parte do desmatamento no mundo.

Segundo o Greenpeace, para produzir 45 bilhões desses “pauzinhos” anualmente, é preciso derrubar 25 milhões de árvores.

Na China (onde ele também é utilizado), cerca de 300 restaurantes pararam de usá-los, mas segundo o dono de um dos restaurantes, os clientes fazem questão de comer com eles por causa da higiene.

Fonte:http://sitecomidinhas.wordpress.com/2007/10/15/restaurantes-chineses-aposentam-hashis-para-conter-desmatamento/
Fonte da imagem:http://east.portland.ne.jp/~k_tok/cps_6cup.jpg

terça-feira, 17 de junho de 2008

Disk Meio Ambiente

Você é o tipo de pessoa que ao ver um veículo soltando um monte de fumaça preta (por causa da queima de óleo diesel) fica pensando nos impactos que isso trás ao meio ambiente? Pois saiba que agora existe o Disk Meio Ambiente, onde você pode ligar e denúnciar além da "fumaça preta", poluição industrial, áreas contaminadas, lixo em áreas de preservação permanente e emergências químicas. Para isso você pode ligar para o Disk Meio Ambiente 0800 11 35 60 ou denunciar pelo site http://www.cetesb.sp.gov.br/disque_ambiental/default.asp

Mas lembre-se, se você for denunciar tenha em mão as informações da placa (localização, números e letras).

Infelizmente, esse disk denúncia só funciona na para a cidade de São Paulo, mas nós ficamos torcendo para que outras cidades do do Brasil e do mundo sigam esse exemplo.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_283253.shtml

Fonte da imagem: http://web.rcts.pt/~pr1008/images/smog.gif

domingo, 15 de junho de 2008

Frase da Semana

"O dia em que o clima escapará do controle está próximo. Estamos chegando ao irreversível. Nessa urgência, não há tempo para medidas mornas. É hora de uma revolução em nossas consciências, em nossa economia e em nossa ação política".
Jacques Chirac, ex-presidente da França, em 02.02.2007.

sábado, 14 de junho de 2008

Vídeo da Semana

Como prometido, o vídeo de hoje mostra Shaun Ellis com os lobos (infelizmente, não havia vídeo com legenda, então nós tentamos traduzir).

Propaganda do NatGeo

Abandonados ao nascer, o primeiro líder que estes lobos conheceram foi Shaun Ellis.Um homem vivendo entre eles, como um deles, comendo, brincando, e sobrevivendo. Ele está fazendo o que ninguém nunca fez antes, emergindo ele mesmo no mundo deles, seguindo cegamente seu exemplo, e ensinando lobos como sobreviver na natureza

"Esse é o momento ideal para começar a ensiná-los sua língua, e o melhor lugar para ensiná-los a se cuidar. E acho que o maior segredo que esses lobos dividem comigo é a introdução em sua linguagem e o modo como eles se comunicam. Eu nunca posso "baixar" a guarda. Isso é só para lembrá-lo o que ele pode e o que não pode fazer."

Ele etá fazendo de tudo para que um dia lobos de cativeiro como eles possam voltar a natureza. Poderia Shaun trazer para a ciência um novo modo de enxergar os lobos?

"Quando você come, dorme, e você descobre que os lobos têm algo que não podemos aplicar aqui, nós não vamos fazer, nós não podemos fazer, então essa é uma aproximação totalmente diferente que pode trazer respostas."

Será que ele não foi longe demais? Pode um homem ensinar ao lobos crescidos em cativeiro como ser selvagem?

Propaganda do NatGeo

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Vivendo entre lobos

Ontem nós assistimos a um documentário na National Geographic e nos "apaixonamos" pela história de um expert em comportamento dos lobos, que para estudá-los, resolveu viver entre eles, se tornando membro de uma alcatéia. Shaun Ellis, acredita que o melhor modo de entender esses animais é vivendo entre eles. Assim, “adotou” três lobinhos que foram rejeitados pela mãe, fazendo deles membros de sua alcatéia . Ele os ensinou a uivar, a se comportar no grupo,e a viver como se fossem selvagens. Assim, durante 18 meses, e dormiu, comeu e brincou com os lobos, e acabou sendo abandonado por sua mulher e filhos, tamanha sua dedicação com esses animais.

Durante o estudo, ele aprendeu a se comunicar com os lobos e a se manter na posição de líder do grupo. Para isso, ele precisava pegar a comida dos animais (um veado, por exemplo) e comer o fígado, para mostrar que era o “macho alfa”. Como o organismo do ser humano não está preparado para digerir carne crua, abria a caça, tirava o fígado, cozinhava e o “guardava” de novo, para depois comê-lo junto com os lobos.
Mas não é o fato de ser o líder que o protegia contra mordidas e ferimentos. Para minimizá-las, ele deixava os lobos a lambarem, e concluiu que esta era a melhor forma de cicatrizar seus machucados.
Seus estudos foram usados na Polônia, onde fazendeiros tinham seu gado atacado por esses animais.Assim, muitos lobos acabavam mortos por fazendeiros e então era necessário “espantar” os animais. Para afastar a alcatéia do rebanho, Shaun gravou os uivos de um outro grupo, para assim dinstanciá-los. A estratégia funcionou, mas os testes tinham que continuar para poder se tirar alguma conclusão.
Durante sua estadia na Polônia, a sua alcatéia escolheu um outro líder, o seu maior desafio foi poder ser aceito de volta no grupo. Assim teve de adotar uma postura de submissão, emitindo grunhidos que demonstrassem sua nova posição.
Shaun Ellis está determinado a continuar vivendo entre lobos e assim, aprender cada vez mais sobre o comportamento desses animais para trabalhar em sua proteção.

***
Nós achamos interessante contar a história desse pesquisador porque nós ficamos admiradas com a sua dedicação com animais, então achamos legal divulgar sua histótia e seu trabalho. Pessoas que se dedicam tanto aos animais merecem reconhecimento!
Amanhã, nós postaremos um vídeo mostrando Shaun Ellis com sua alcatéia. Aguardem!!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Pegadas...

No site da WWF, respondendo a um quiz, você tem uma estimativa dos impactos que o seu estilo de vida traz ao planeta.

Pegada Ecológica? O que é isso?

Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!

Para fazer o teste click no link http://www.pegadaecologica.org.br/, e para saber mais acesse http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/index.cfm (ou acesse o site da WWF do seu país). Lá, você encotrará sugestões de como diminuir "suas marcas" e assim, causar menos impacto ao meio ambiente.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Morte de golfinhos na Inglaterra

O site O Globo (http://www.globo.com/) divulgou uma notícia um tanto quanto intrigante: foi encontrado no sudoeste da Inglaterra 26 golfinhos mortos. No total, 70 animais ficaram presos no riacho perto da cidade de Falmouth.

Ninguém sabe explicar por que isso aconteceu. Uns dizem que eles podem ter se confundido com os sonares dos submarinos; outros dizem que eles podiam estar fugindo de baleias; e há quem diga que isso foi suicídio em massa.

A ler o começo da reportagem, a primeira coisa que veio a nossa cabeça foi que eles deviam ter se confundido com os sonares. Entretanto, O Ministério da Defesa do Reino Unido afirmou, no entanto, que os navios na região não estavam usando o equipamento.

Para ler mais, acesse:

Como as baleias, os golfinhos se comunicam com o uso de sonares, que é o mesmo modo de localização usado por alguns submarinos. Assim, algumas vezes, ao escutar a freqüência do sonar de um submarino, eles se confundem e seguem outra rota, até que cheguem a uma praia ou riacho, como na reportagem acima, e acabam ficando encalhados, e infelizmente, muitos acabam morrendo.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Casa ecológica

No site da Compam há várias dicas de o que fazer para que sua casa faça o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Abaixo, você pode ler o texto de apresentação da casa.

"Casa Ecológica mostra que a luta pela preservação do meio ambiente pode começar na sua própria residência. Em um ambiente interativo, a Casa traz dicas divididas por cômodos. Ao passar o apontador do mouse sobre cada uma das áreas, uma janela de sugestões é aberta. Clique no banheiro e você saberá como economizar água e energia elétrica. Vá então para a cozinha e veja como você pode adquirir eletrodomésticos que não ataquem a camada de ozônio. Até no cesto de lixo você aprenderá como evitar o desmatamento. Confira as dicas por cômodos."


Para acessar o site, e saber como tornar sua casa "ecologicamente correta" é so clicar no link: http://www.compam.com.br/casaecologica.htm

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mais uma sugestão de leitura


Já que estamos falando de grandes obras, vamos aproveitar pra indicar mais uma hoje. É o livros Tristes Trópicos, de Claude-Levi Strauss. Trata-se de um livro digno de cabeceira, por inúmeros motivos. Em primeiro lugar, porque estudos antropológicos sempre são uma maneira de viajar e relaxar antes de dormir. Depois, pelo tom intimista da narração, pelo modo como Strauss narra suas dúvidas e dificuldades. E principalmente, para ter contato com um Brasil que os próprios brasileiros desconhecem: a descrição da vegetação, a vida dos nativos, ou melhor, do que restou deles.

Há particularmente uma foto da floresta virgem do Paraná que pode ser impressionante para aqueles que, como eu, pensam que no estado do Paraná só há eucaliptos. Bem, não é assim. Ou pelo menos até a primeira metade do século XX e a chegada da indústria moveleira não era.

Livro: Tristes Trópicos
Autor: Claude Levi Strauss
Editora: Companhia das Letras

domingo, 8 de junho de 2008

Frase da semana


"Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando."

Autor Desconhecido

sábado, 7 de junho de 2008

Dia do vídeo

ANIMAIS SALVAM O PLANETA



"Talvez poderia ser bom pensar nos outros antes de usar toda a água."


SALVE O PLANETA DELES
USE APENAS A ÁGUA QUE VOCÊ PRECISA

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sugestão de leitura


Aproveitando o ensejo da denúncia feita sobre as condições de trabalho nos matadouros do Rio Grande do Norte, hoje nosso blog traz como dica de leitura os Escritos Políticos de Jack London.


Esse maravilhoso autor norte-americano é mais conhecido aqui pelas nossas bandas por Caninos Brancos, outro livro apaixonante por sinal. Mas o Jack é muito mais do que os caninos, e a seleção de textos feita por Luiz Bernardo Pericás nos mostra isso. O fim do livro traz ainda a lista de obras para que possamos nos deliciar mais a mais com a obra do autor.


Por que esse livro? Bem, ao ler sobre a situação dos matadouros, a lembrança de um dos textos de Jack London é imediata. Em A Selva, ele narra as dificuldades dos trabalhadores em busca de ascensão social. Para isso, ele fala sobre uma obra de Upton Sinclair, chamada A Selva.


Entre os trechos de Sinclair, Jack London cita este:


“No inverno, no setor de abate, um sujeito podia ficar encharcado de sangue e congelar-se. Os homens amarravam os pés com jornais e sacos velhos, que por sua vez estariam encharcados de sangue e congelados. Todos aqueles que usavam facas não tinham condições de usar luvas: assim, seus braços ficariam brancos com o gelo, suas mãos dormentes, e então, é óbvio, haveriam acidentes.”


Obra: Escritos Políticos
Autor: Jack London
Organizador: Luiz Bernardo Pericás
Editora Xamã

quinta-feira, 5 de junho de 2008

A evolução da sociedade

Hoje pretendíamos falar sobre a reunião da FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, que está acabando hoje na Itália. Particularmente a declaração do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki Moon. Segundo ele, é preciso aumentar em 50% a produção agrícola mundial para que existam alimentos suficientes para todos os humanos nas próximas décadas.

Consideramos essa declaração infeliz, pois ela deixa de considerar:
- o desperdício de alimentos,
- a má distribuição dos alimentos - por que em alguns países há tantos obesos e em outros pessoas morrem por inanição?,
- o elevado crescimento populacional da espécie humana.

***

Mas ao ler sobre a situação encontrada pelos fiscais do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Norte, a partir de denúncias do Conselho Tutelar local, sabíamos que o assunto de hoje era outro.
Apesar do assunto hoje já estar muito mais difundido do que a 10 anos atrás, ainda é díficil discutir sobre as questões relativas ao sofrimento dos animais e sobre o impacto de tais comportamentos violentos em nossa sociedade.

Quando estudamos sobre a Revolução Industrial geralmente os livros trazem comentários sobre as condições degrandantes a que os trabalhadores eram submetidos: as jornada de trabalho extenuantes, más condições de higiene, ambiente insalubre, salários ridiculamente baixos, sempre em nome do desenvolvimento capitalista. Mas ao ler os trechos abaixo, percebemos que a distância entre os séculos XVIII e XXI é bem menor do que imaginamos.

Trecho publicado hoje na Folha de São Paulo:

"No matadouro de João Câmara, assistimos às mortes mais brutais dos bois. O animal era puxado por uma corda por um adolescente, que lhe cobria os olhos com um pano e outro marretava a cabeça do animal, errando várias vezes, fazendo o animal gritar de dor", diz trecho do relatório do Ministério do Trabalho.


Esse trecho está no site do jornal O Globo:

De acordo com a fiscal Marinalva Cardoso Dantas, a situação das crianças em todos os matadouros e na feira-livre era extremamente degradante, no entanto, no matadouro de Nova Cruz a situação era ainda pior.

- No local havia mais crianças e adolescentes do que adultos trabalhando sobre resíduos de fezes e sangue dos bois abatidos. Os meninos eram encarregados de lavar o sangue dos animais impregnados no chão com uma mangueira. Com a mesma mangueira as crianças matavam a sede - explicou a fiscal.


Trecho do site EcoDebate:

Um adolescente de 17 anos afirmou aos fiscais que bebia sangue dos bois para matar a sede. Outra menina, de 15 anos, que retirava fezes das tripas disse que recebia em produtos para levar para casa. “Em alguns casos, o pagamento é em comida que você dá normalmente para o cachorro”, afirmou Marinalva Cardoso Dantas, coordenadora das ações de fiscalização. Na foto abaixo, criança pisa em couro de boi no processo de curtimento.


No Blog do Sakamoto há fotos tiradas da fiscalização mostrando as condições de trabalho do local.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Madeira autorizada

Sabe aquela terrível dúvida na hora de comprar produtos "ambientalmente corretos"? Então. O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal- FSC Brasil resolveu dar uma ajudinha a todos aqueles que sofrem de terríveis crises existenciais na hora das compras. O Forest Stewardship Council -FSC (Conselho de Manejo Florestal) publicou a revista Páginas Verdes, na qual podemos encontrar informações sobre manejo florestal, preservação e sobre empresas que estão preocupadas em levar tais questões em consideração na hora de fabricarem seus produtos.

E o melhor: você pode baixar a revista, di grátis, na internet!

Link: www.fsc.org.br/arquivos/Completo_PV.pdf

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente ocorre por extensão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. Ela foi instituída pela ONU com o objetivo de estimular as discussões e as ações voltadas à proteção ambiental.

Por que se comemora o Dia do Meio Ambiente em 05 de junho?
Bem, a data lembra o início da Conferência de Estocolmo, ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, a primeira conferência da ONU a tratar especificamente do que hoje nós chamamos de "Temas Ambientais".

É a Declaração de Estocolmo que traz pela primeira vez o tema do desenvolvimento sustentável no direito internacional, em seu princípio 02:

02 - Os recursos naturais da Terra, incluídos o ar, a água, o solo, a flora e a fauna e, especialmente, parcelas representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações atuais e futuras, mediante um cuidadoso planejamento ou administração adequada.

Livre-se do amaciante!

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, pretendemos apresentar essa semana pequenas dicas, úteis e acessíveis a tod@s, para tornar nosso planeta um lugar mais limpo.

Falando em limpeza, que tal o uso de produtos baratos e ambientalmente corretos? Pois bem, aqui no blog nós já falamos sobre o reaproveitamento do óleo para o uso na fabricação de sabão em pedra.

Hoje, vamos apresentar a solução para se libertar do amaciante de roupas!!!! Isso mesmo.
Ao invés de do amaciante, você pode usar... tcham, tcham, tcham, tcham..... VINAGRE!

Acredite, nós já fizemos o teste. Basta acrescentar meio copo de vinagre na água do enxágue da roupa. Você sabia que o vinagre é um produto de limpeza de eficácia comprovada?

Sim, ele é capaz de destruir 99% das bactérias e 80% do mofo.

Ah, e fiquem
tranquil@s: a roupa não fica com cheiro de vinagre.

Feliz Semana do Meio Ambiente para
tod@s!

domingo, 1 de junho de 2008

Frase da semana


"O problema não é o problema - o problema

é a atitude com relação ao problema."


Kelly Young