Fui ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nosso cãozinho abandonado não estava lá, o que nos causou imensa tristeza. Segundo pessoas ligadas a proteção aos animais, ele provavelmente foi sacrificado. O local é limpo e bem organizado, e chama a atenção a quantidade de animais: muito pequena. Os cães disponíveis para adoção são bonitos e apresentam porte saudável. Creio que exista uma triagem inicial da qual só se salvam os animais mais bonitos, pois tem alguma chance de ser adotados. Para quem assistiu a Lista de Schindler acho que é fácil de entender...
Apesar disso, podemos dizer que houve um alento. Uma senhora e seu sobrinho adotaram, cada um, 2 animais. Estes anjos levaram uma cadela cega de um olho, que agora poderá ter um lar digno dela. Segundo informação da funcionária do CCZ, ela tem 5 filhotes. Que sorte eles terão? A partir de agora, nós pretendemos atuar mais ativamente na ajuda desses animais. Todos podem fazer isso, pois em muitas cidades há associações que trabalham na conscientização e proteção aos animais. Na cidade de São Paulo, eu conheci um grupo que se chama Estimação (www.estimacao.org.br) , em Campo Grande há o Abrigo dos Bichos, ( www.abrigodosbichos.com.br ). No orkut é fácil encontrar como ajudar em sua cidade.
Há muito a ser feito, desde recolhimento dos animais, campanhas de conscientização, incentivo à castração, pressionar os poderes públicos a adotar medidas aptas a garantir a dignidade de nossos companheiros animais, e não adotar um política de “limpeza étnica”, como é nos dias de hoje, com a morte dos animais recolhidos e não adotados. As prefeituras devem multar os proprietários que abandonam e maltratam animais, e precisam tornar a castração uma prática comum, incentivando, divulgando seus benefícios e oferecendo meios para que todos, ricos e pobres, possam castrar seus animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário