segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

100% do oceano

Li uma manchete na semana que passou que me deixou muito triste. Segundo ela, não existe mais área alguma do oceano que não tenha sofrido sequer o reflexo da ação humana. Não existe mais oceano virgem. Tudo já foi, em maior ou menor grau, atingido por nós.
Por outro lado, não deixa de ser inocência da minha parte pensar que tal situação não seria uma realidade, tendo em vista a capacidade que a poluição tem de viajar, a busca de equilíbrio de concentração da água...
A professora Maria Lucia disse que a água, os oceanos creio eu, é o grande depósito da nossa poluição, pois tudo acaba indo para ela. Isso porque nós temos um conceito equivocado de limpeza. Ao invés de limparmos, nós apenas mudamos a sujeira de lugar. O fato de meu quintal ficar “limpo” após ser lavado não significa que o ambiente realmente ficou mais limpo. Para onde essa água que levou os sedimentos que cobriam a minha calçada foram? Ela foi recolhida por um sistema de tratamento e devidamente tratada ou simplesmente entrou pelo bueiro e desaguou em um córrego? Ela também pode ter corrido um pouco e evaporado, deixando o nosso lixo sobre o solo, que a partir de então pode estar contaminado.
Como é o tratamento da água suja em nossas cidades? Alguém se preocupa com isso? A sujeira não desaparece simplesmente porque não a estamos vendo. Assim, se hoje o oceano está nessa situação, infelizmente somos todos um pouco culpados, apesar de nem sempre termos consciência disso.
Mas nem tudo está perdido!! Todos podemos contribuir para mudar esse cenário a partir de agora. Alguém tem alguma sugestão?

Nenhum comentário: