terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Sobre o curso de gestão ambiental. Para quem se interessar, há informações interessantes nos seguintes endereços:

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_ambiental

ESALQ: http://www.esalq.usp.br/graduacao/gestao_ambiental.htm

***



A Folha de São Paulo de hoje trouxe uma matéria que me deixou chocada. Quem é assinante da uol pode ler on-line. Como eu não sei se posso publicar o texto no site sem ferir a famosa lei dos direitos autorais, vou colocar apenas um pedacinho para vocês terem idéia do que eu estou dizendo:

“O consumo e a destruição de recursos da natureza por parte dos (países) ricos entre as décadas de 1960 e 1990 deverá impor ao longo do século 21 uma perda de US$ 7,4 trilhões da economia de países de renda per capita baixa e média. A dívida externa dos países pobres na mesma época atingiu US$ 1,7 trilhão.”

Pois é: agora a comprovação por meio de estudos científicos de que os países pobres, além de todos os seus problemas, ainda acabam arcando com o custo da degradação produzida pelos países ricos!
Segundo a matéria, o artigo foi publicado na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of América), que possui endereço eletrônico - http://www.pnas.org/, mas não encontrei o artigo. Para quem se interessar, um dos autores é Richard Norgaard.

Nenhum comentário: