terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Nosso voto pode salvar o mundo!

Todos sabemos que a democracia pode trazer maravilhas para a condução política de um povo, admiramos seus teóricos e qualificamos como democratas grandes homens da história. Apesar disso, insistimos em desvalorizar nosso voto nas eleições, ao colocar no poder pessoas comprovadamente desonestas e de caráter duvidoso. Perpetuamos a corrupção, demonstrando o poder da propaganda e mentira repetida várias vezes... uma mentira repetida várias vezes se torna verdade? Eu acho que não.

Pois então os australianos nos trazem um sopro de esperança, mostrando o poder transformador do voto consciente. Após 11 anos no poder, os liberais, capitaneados por John Howard, são derrotados nas eleições pelos trabalhistas. E animadores resultados já podem ser observados. Além da promessa de retirada das tropas australianas no Iraque (o que eles foram fazer lá??) o governo trabalhista de Kevin Rudd demonstra sua vontade de mostrar ao mundo a lucidez do povo australiano, e todos nós seremos beneficiados: no primeiro dia da Conferencia de Bali sobre mudanças climáticas, ele assinou seu primeiro documento, o pedido de entrada do país no Protocolo de Kyoto! Além disso, a delegação australiana em Bali manifestou a intenção de seu país cortar suas emissões em 60% até 2050 -além de ter 20% de energia renovável em 2020.

É notável como um cenário de desolação pode se tornar tão otimista com a participação dos cidadãos. Ano que vem o Brasil tem eleições. Sigamos o exemplo dos australianos: o mundo todo estará olhando para nós para nos aplaudir ou .....
Você já pode imaginar.

Nenhum comentário: