segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Enquanto isso...


Enquanto a tensão cresce com a pseudoprodução da monografia (que Deus me ajude) e estou meio sem tempo pra escrever, vamos postar a imagem de uma figurinha deveras importante da Conferência de Bali, mas não exatamente por motivos louváveis: a chefe da delegação dos USA, Paula Dobriansky, que aliás saiu vaiada do encontro. Que vergonha...

Fonte da imagem: http://www.iri.org/gallery/Activities-2006-March-Women.png

E pra não dizer que eu não falei da Educação Ambiental: no Brasil, fez-se a opção pela transversalidade no ensino da educação ambiental. Isso significa que as escolas não precisam apresentá-la como uma disciplina autônoma. Por isso até hoje ninguém teve essa matéria na escola.

E como fica então? Então que ela deve ser ensinada dentro das demais matérias, sendo citada pelo professor de geografia, ciências, matemática... eu não enxergo nessa a melhor escolha, já que nossos esforçados professores mal conseguem nos ensinar os temas básicos!! Eu também não me lembro de nenhum professor ter citado as questões ambientais em sala (tá certo, já faz um tempinho que eu saí da escola básica, mas estes parâmetros já eram vigentes no meu tempo!!). O modelo foi baseado no sistema espanhol, mas pra isso eu ainda preciso ler mais... dá pra ler os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): basta acessar o domínio público (www.dominiopublico.gov.br) e procurar PCN dentro da área de educação.

Nenhum comentário: