segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Vegetarianismo: o que é?

“Vegetarianismo é o regime alimentar segundo o qual nada que implique em sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação. Assim, os vegetarianos não comem carne e seus derivados, mas podem incluir em seu regime, leite, lacticínios e ovos.

O regime vegetariano não é, pois, exclusivamente vegetal e seu nome não se origina de alimentação vegetal e, sim, do latim vegetus que significa "forte", "vigoroso", "saudável".”

(texto extraído do site: http://www.vegetarianismo.com.br/)

Por que ser vegetariano?

Pelos animais....

1° Durante o transporte:

Durante o transporte dos animais para os matadouros, eles são obrigados a permanecer horas parados (em pé) a fio, o que deixa o animal doente. Assim,algumas vezes, quando se senta ou deita, não consegue mais se levantar, mesmo após ser submetido a golpes e choques-elétricos. Assim, eles são arrastados por correntes amarradas a suas patas (ainda vivos) para o matadouro ou para pilhas de animais já mortos, onde são deixados para morrer.

2° Nos matadouros:


No primeiro estágio, os animais são enfileirados para serem conduzidos para o abate.Depois os animais são guiados até o estábulo de abate, conduzidos por uma vara elétrica de alta tensão. Esse estágio é o mais demorado, pois os animais podem sentir o cheiro do sangue, e ver seus semelhantes sendo desmembrados. Assim, eles sabem o que os aguardam, e tentado fugir, eles “gritam” e pulam freneticamente.

O próximo passo e deixar os animais inconscientes. Isso é feito com uma pistola pneumática que dispara uma vareta metálica no crânio do animal, perfurando-o dolorosamente até o cérebro e desacordando-o . Mas como o animal se agita muito, muitas vezes esse disparo não é certeiro, perfurando o olho ou outra parte da cabeça do animal, causando ainda mais dor.

Em matadouros de grande porte, a verificação de inconsciência do animal não é possível devido à velocidade da produção. Assim alguns animais recobram a consciência durante o próximo passo,onde é amarrado e pendurado de cabeça para baixo pela pata traseira, e devido ao seu grande porte, muitas vezes há a ruptura dos tendões, e o animal tem a carne rasgada pelo próprio peso.

Nesse ponto o açougueiro faz um corte no pescoço do animal, que tem o sangue drenado. Depois disso, ele é esfolado para a retirada do couro. A seguir, são jogados no chão onde o corpo começa a ser cortado.


No próximo estágio, a carne é levada para uma câmara de resfriamento, pois ainda era possível se sentir o calor do sangue.
Na ultima parte do processo, a carne é cortada para depois serem vendidas no açougue.

E os outros animais...

-Os porcos, como nós e outros animais, sofrem com o tédio e stress. Assim, como os porcos que serão vendidos para abate passam a vida inteira presos em gaiola, passam a praticar canibalismo ou até chegam a comer o rabo.Assim, fazendeiros usam alicates para quebrar os seus dentes, sem anestesia.

- Para amaciar a pele e remover os pelos, os porcos são jogados vivos em água fervente.

-As galinha são submetidas a uma descarga elétrica na cabeça para o abate. Mas, muitas vezes essa descarga não é suficiente (causando apenas dor), e os animais são levados para a degola automática ainda vivos.A descarga não é suficiente, pois altos níveis dessa corrente elétrica causa o endurecimento da carne.

-Devido a velocidade de produção, muitos animais chegam ao de esfolamento e desmembramento ainda vivos e consciente (há casos de animais que ainda piscavam os olhos nesse processo).

No próximo post de Lira, o tema abordado será as vantagens de ser vegetariano para o planeta.
Não perca!!!!

Nenhum comentário: