Todos os animais de circos são aprisionados até a morte. Tais seres mantêm uma relação de medo com seus “tratadores”, pois para serem adestrados, são feridos com objetos pontiagudos, apanham com bastões, são presos por correntes e ganchos e são sujeitos a constantes choques elétricos...Além disso são privados de comida e água!
FATOS
Tigres, ursos e elefante são exemplos de animais expostos em circos. Por serem animais selvagens e de grande porte, precisam de um grande espaço, onde possam correr, se movimentar tranqüilamente...
- Os elefantes de circo, algumas vezes ficam balançando a cabeça. Isso é um exemplo de comportamento neurótico, que acontece devido ao estresse, tédio, torturas e privações a qual o animal está submetido. Um elefante livre anda de 30 a 37 km por dia em busca de água e alimentos, e no circo, o animal leva a vida acorrentado ou enjaulado. Durante as viagens, esses animais ficam imóveis horas a fio e, devido a seu porte, essa privação de movimento causa lesões nos órgão, o que leva a dor e sofrimento.
- Nessas viagens, os animais ficam em jaulas minúscula (onde mal conseguem se virar!), escuras, sem ventilação, sem água e sem comida!!
- o comportamento dos animais de circos é o mesmo de crianças que sofrem abuso.
- os macacos presos em cativeiros se auto-mutilam devido aos maus-tratos e ao estresse a que estão submetidos.
TREINAMENTO
“Como fazer para conseguir a atenção de um elefante de 5 toneladas? Surre-o. Eis como".
Saul Kitchener, diretor do San Francisco Zoological Gardens
- Segundo Henry Ringling North, em seu livro "The Circus Kings", os ursos tem o nariz quebrados e suas patas queimadas durante o treinamento para ficar em pé;
- para realizarem números como dança, são obrigados a pisarem em chapas quentes;
- os grandes felinos tem as garras e as unhas arrancadas (muitas vezes sem anestesia), para que não machuquem seus domadores enquanto estes torturam das mais cruéis forma o animal, e para que os animais possam ser fotografados junto de crianças;
- muitas vezes, ficam dias sem comer como castigo;
- os animais têm a parte do corpo queimado para não esquecerem o que é dor;
- são submetidos a constantes choques elétricos,são feridos com objetos ponte-agudos, bastões...
“O Circo ensina a criança a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso a humanização dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o riso".
Olegário Schmitt
Sabendo disso, é o nosso dever divulgar essas informações para ajudar a acabar com a crueldade a que esses animais estão submetidos, pois, se os circos existem, é porque há quem vá e goste.
Vamos fazer cada um a sua parte, informando os amigos, parentes, conhecidos, sobre tal assunto, para que, num futuro próximo (espero), os animais não sejam submetidos a esses serviços e a essas torturas, pois lugar de animal selvagem é na natureza e não sendo humilhado e torturados por seres desumanos!!!
NÃO VÁ A CIRCO COM ANIMAIS!!!
Fontes de pesquisa
:http://www.animaisdecirco.org/fotos21.html
http://www.apasfa.org/peti/circos/circos.html
http://www.aila.org.br/circo1.htm
http://www.institutoninarosa.org.br/ler_topicos.asp?ID_Topico=63
www.pea.org.br/educativo/slides/circo.pps
http://www.tribunaanimal.com/animais_circo.htm
http://www.animaisdecirco.org/arquivo_2005.htm
http://www.apasfa.org/images/circo/napoli_tigres1.jpg
http://espacodomiau.com/blog/media/1/20070112-circus000.jpg
Um comentário:
Isso é mesmo bárbaro.uma monstruosidade bicho nasceu livre e assim devem permanecer
Postar um comentário