Quem já experimentou mangaba? A mangaba é uma fruta hoje encontrada no nordeste brasileiro, bastante usada na região para sucos e sorvetes. Sua colheita é realizada ainda hoje de modo artesanal.
As mulheres as colhem em áreas públicas, abertas. Assim, elas não plantam as mangabeiras, apenas são agraciadas com as maravilhas que a natureza nos oferece sem cobrar nada em troca.
Mas essa tradição esta sendo ameaçada, pois muitos proprietários de terras estão cercando a região e colocando guardas para impedir que as catadoras tenham acesso a tais árvores.
Isso me faz lembrar dos cercamentos que aconteceram no século XVIII, na Inglaterra. Até esse período, os ingleses que viviam no campo retiravam seu sustento do uso de terras comuns, uma herança do período feudal. Eles não eram donos das terras, e não haviam se preocupado muito com isso.
Até a edição da Lei dos Cercamentos.
Com a importância das manufaturas aumentando e a necessidade de matéria-prima para sustentar a revolução industrial, a rainha determinou que as áreas comuns fossem "cercadas" com a finalidade de servir de pasto para as ovelhas que forneciam lã.
Isso, foi possível acertar dois coelhos com um só golpe de cajado: garantiu-se o fornecimento de matéria-prima e de mão-de-obra, já que os rurais, sem terras de onde pudessem tirar o seu sustento, foram obrigados a mudar-se para as cidades e, para não morrerem de fome, sujeitaram-se a um regime de semi-escravidão, que possibilitou à Inglaterra tornar-se a potência do século XIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário