"Eu gostaria de contar para vocês uma história real. É sobre um chimpanzé chamado Old Man. Ele foi comprado por um zoológico na America do Norte quando era um adolescente. Não conhecemos sua história. Talvez ele tivesse vivido antes em um laboratório ou um circo. Mas ele odiava gente. Ele foi posto para viver numa ilha com três fêmeas adultas. Ele se deu bem com elas. Uma das fêmeas teve um bebê. Old Man era o pai. Naquela época, um jovem chamado Marc Cusano conseguiu um emprego para tomar conta dos chimpanzés. Todo mundo o advertiu sobre como os chimpanzés eram perigosos. E, realmente, chimpanzés adultos em cativeiro freqüentemente são perigosos porque muitos não foram bem tratados. Então Marc não desembarcava na ilha com a comida dos chimpanzés. Em vez disso, ele remava seu barquinho até a ilha e jogava a comida na praia.
Mas Marc também passava parte do seu tempo observando os chimpanzés. Ele viu como Old Man era gentil com o bebê. Ele viu como, quando eles estavam felizes na hora das refeições, abraçavam-se e beijavam-se de alegria. E percebeu que criaturas fantásticas eram os chimpanzés. Um dia ele decidiu que queria ter um relacionamento melhor com eles. Então começou a tentar fazer amizade. Todos os dias, ele aproximava o barco mais e mais, até o dia em que ele pôde entregar uma banana nas mãos de Old Man. Finalmente chegou o dia em que ele ousou descer do barco. Old Man deixou que Marc o penteasse. E algumas vezes, os dois brincavam juntos. As três fêmeas eram menos sociáveis, mas elas não se importavam que Marc desembarcasse na sua ilha.
Mas, um dia, Marc escorregou e caiu. O bebê estava perto e se assustou. Ele gritou de medo e sua mãe, achando que Marc havia causado algum mal à criança, saltou sobre ele e começou a morder seu pescoço. Marc sentiu o sangue descer. Antes que pudesse ficar em pé, as outras duas fêmeas uniram-se no ataque. Uma mordeu seu braço, outra sua perna. Ele sentiu sua mão ficar dormente. Pensou que aquilo era o fim. Ele jamais conseguiria escapar.
Mas então Old Man veio correndo ajudá-lo. Ele agarrou as fêmeas, uma depois da outra, e as arrancou de cima de Marc, colocando-as para correr. Marc começou a se arrastar para o barco. Old Man ficou próximo, ao seu lado, ameaçando as fêmeas sempre que elas tentavam atacar de novo.
Finalmente, Marc conseguiu escapar da ilha. Old Man havia salvo a sua vida. Essa história me ensinou bastante. Se um chimpanzé pode estender a mão para salvar um humano, então certamente, nós humanos podemos estender a mão e tentar ajudar os chimpanzés e todas as outras criaturas com as quais vivemos no mundo hoje."
Goodall, Jane 1934- My life with the chimpanzees / Jane Goodall / 1996 / Byron Preiss Visual Publications, Inc., New York / First published 1988,156 pp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário