Segundo o site da WWF, essa é a data em que o padre José de Anchieta assinou a Carta de São Vicente, em 1560, tratando da importância da biodiversidade das florestas tropicais brasileiras.(www.wwf.org.br)
Aí vão algumas curiosidades :
- A Mata Atlântica já cobriu cerca de 12% do território nacional. Hoje, restam apenas cerca de 7% da cobertura original da Mata.
- A queima de florestas, ainda comum nos dias de hoje, era a prática mais empregada na preparação da terra para o plantio. Em 1711, o jesuíta André Antonil estabeleceu regras para orientar o plantio da cana-de-açúcar: “roça-se, queima-se e alimpa-se, tirando-lhe tudo o que pode servir de embaraço”. Neste caso, o “embaraço” era a própria Mata Atlântica, cujas árvores serviam também como lenha para alimentar fornalhas da indústria do açúcar
- Em 1993, um estudo realizado por técnicos do Jardim Botânico de Nova Iorque identificou, na região da Reserva Biológica de Una, no sul da Bahia, a maior diversidade de árvores do mundo, com 450 espécies diferentes num só hectare de floresta. (Curiosidades do site http://www.wwf.org/)
Você quer saber como ajudar a proteger a Mata Atlântica?
No site http://www.wwf.org.br/ você encontará dicas simples que fazem toda a diferença.(é só clicar no banner onde está escrito "Dia da Mata Atlântica, e clicar novamente no FAÇA A SUA PARTE. Aí você vai no canto direito e pronto!)
Fonte da imagem: http://static.hsw.com.br/gif/mata-atlantica-mapa.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário