quinta-feira, 13 de março de 2008

Humanidade ou animalidade?

Golfinho salva baleias encalhadas na Nova Zelândia
da Associated Press, em Wellington (Nova Zelândia)

Moko, um golfinho que costuma nadar com humanos em uma praia de Nova Zelândia, ajudou duas baleias que estavam encalhadas em um banco de areia a escaparem da morte. Segundo afirmaram testemunhas nesta quarta-feira, o golfinho teria guiado as baleias para um local seguro no mar, longe de onde elas tinham encalhado.

A ação do golfinho surpreendeu as pessoas no local e também especialistas, que afirmaram que esta é mais uma evidência de que os golfinhos são amigáveis por natureza.

As duas baleias --uma espécie de cachalotes-- eram uma mãe e seu filhote e foram encontradas em Mahia Beach, a cerca de 500 km da capital Wellington, na manhã de segunda-feira (10), disse Malcolm Smith, do Departamento de Conservação.

Segundo ele, a equipe de resgate tentava por mais de uma hora fazer com que as baleias voltassem para a água, mas por quatro vezes elas ficaram encalhadas em um banco de areia.

"Elas continuavam desorientadas e se encalhavam de novo", disse Smith, que fez parte da equipe de resgate. "As baleias não conseguiam passar o banco de areia para encontrar o caminho de volta para o mar".

Segundo conta Smith, o golfinho Moko então se aproximou das baleias e as guiou por cerca de 200 metros por um canal, levando-as para o mar aberto.

"Moko simplesmente veio 'voando' pela água e levou as baleias de volta", disse Juanita Symes, que também ajudava nos trabalhos de resgate das baleias. "Ele mostrou a elas por onde ir. Foi uma experiência incrível. O melhor dia da minha vida", disse.

Nenhum comentário: