domingo, 30 de março de 2008

Frase da semana

"Para os animais, todas as pessoas são nazistas."

GO VEG!!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Imagens da Plataforma Wilkins, Antártica


A Plataforma Wilkins, de tamanho equivalente a 10 cidades de SP e com idade de 1500 está de desprendendo do continente, como resultado do aquecimento global.
Fonte das imagens: www.antartica.ac.uk

terça-feira, 25 de março de 2008

Leia em Der Spiegel

Dado: para produzir uma simples aliança de ouro, são produzidas 20 toneladas de resíduos.

A matéria: o jornal alemão publicou uma reportagem interessante sobre os custos ambientais da atividade de mineração. Opções para quem ainda não domina o alemão...
1. a uol está divulgando o texto traduzido hoje para assinantes
2. para quem não assina uol, dá pra ler a matéria em inglês no site internacional do jornal em http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,542561,00.html . Se o link não funcionar, basta digitar no google: der spiegel + gold ring.
Boa leitura!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Auditoria ambiental


"Avaliação das ações a serem executadas, destinadas a identificar e medir a magnitude dos danos ambientais existentes e de seus riscos associados, para compará-los com os resultados dos estudos de impacto ambiental correspondentes, ou com os índices de qualidade ambiental requeridos pela legislação vigente."

ESPINOSA, Guillermo, Fundamentos de Evaluación de Impacto Ambiental, BID, Chile, 2001, p.175.

domingo, 23 de março de 2008

Frase da semana


Não tem altura o silêncio das pedras.
Manuel de Barros




quinta-feira, 20 de março de 2008

É amanhã!

Amanhã, 21 de março, é o Dia Mundial da Floresta. Confesso que não sabia. É também o Dia da Árvore. Esse eu sabia mas tinha esquecido. De qualquer forma, pus me googlear sobre a data, e eis o que encontrei:

- o Dia Mundial da Floresta foi instituído em 1971 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), com o objetivo de estimular a ação e a reflexão sobre as dificuldades de preservação das florestas e de suas espécies;

- trata-se do início do outono no hemisfério sul e início da primavera no hemisfério norte;

- creio que a data não seja muito celebrada no Brasil, pois a maioria das informações são encontradas em sites portugueses;


"A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal."

quarta-feira, 19 de março de 2008

Fato

Os EUA possuem 5% da população mundial, e consomem 30% dos recursos naturais do planeta.

Fonte: The Oprah Winfrey Show

terça-feira, 18 de março de 2008

Fato


Segundo relatório de 2003 da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN), há 12.259 espécies ameaçadas, entre animais e plantas, em todo o planeta.
Fonte da imagem:

segunda-feira, 17 de março de 2008

Biblioteca virtual

O PNUMA disponibiliza várias publicações sobre meio ambiente em seu site. O endereço da biblioteca virtual é http://www.pnuma.org/educamb/catalogo.php

Quer saber o que é o PNUMA? Então clique aqui:

domingo, 16 de março de 2008

Frase da semana

"A vida nunca deu nada aos mortais sem grandes fadigas."
Horácio

sexta-feira, 14 de março de 2008

Consulta Pública do Ibama

O Ibama está realizando uma consulta pública com o objetivo de regulamentar a comercialização de espécies animais nativas. Qualquer pessoa pode se manifestar, apresentando não apenas questões ligadas ao modo de regulamentação, mas também pode sugerir espécies que, em sua opinião e/ou em virtude de embasamento científico, deveriam ter seu comércio autorizado ou proibido.

Vale a pena participar, o que pode ser feito por e-mail - fauna.sede@ibama.gov.br .

Mais informações no site:
http://www.ibama.gov.br/servicos/consulta-publica/consulta-publica-de-fauna-silvestre/

****

Como nosso blog defende o boicote as olimpíadas de 2008 em Beijing, por entender que a China não preenche os requisitos mínimos de respeito aos direitos humanos, e usando como exemplo ao seu posicionamento o tratamento dado ao povo tibetano, cremos que cabe aqui um comentário sobre a situação hoje: os protestos pacíficos de monges e simpatizantes da causa tibetana foram duramente reprimidos na China e na Índia, incluindo a prisão de manifestantes, o que deu início a uma greve de fome dos monges.

É possível ler a reportagem completa no site da ONG Human Rights Watch:http://hrw.org/english/docs/2008/03/14/china18290_txt.htm

quinta-feira, 13 de março de 2008

Humanidade ou animalidade?

Golfinho salva baleias encalhadas na Nova Zelândia
da Associated Press, em Wellington (Nova Zelândia)

Moko, um golfinho que costuma nadar com humanos em uma praia de Nova Zelândia, ajudou duas baleias que estavam encalhadas em um banco de areia a escaparem da morte. Segundo afirmaram testemunhas nesta quarta-feira, o golfinho teria guiado as baleias para um local seguro no mar, longe de onde elas tinham encalhado.

A ação do golfinho surpreendeu as pessoas no local e também especialistas, que afirmaram que esta é mais uma evidência de que os golfinhos são amigáveis por natureza.

As duas baleias --uma espécie de cachalotes-- eram uma mãe e seu filhote e foram encontradas em Mahia Beach, a cerca de 500 km da capital Wellington, na manhã de segunda-feira (10), disse Malcolm Smith, do Departamento de Conservação.

Segundo ele, a equipe de resgate tentava por mais de uma hora fazer com que as baleias voltassem para a água, mas por quatro vezes elas ficaram encalhadas em um banco de areia.

"Elas continuavam desorientadas e se encalhavam de novo", disse Smith, que fez parte da equipe de resgate. "As baleias não conseguiam passar o banco de areia para encontrar o caminho de volta para o mar".

Segundo conta Smith, o golfinho Moko então se aproximou das baleias e as guiou por cerca de 200 metros por um canal, levando-as para o mar aberto.

"Moko simplesmente veio 'voando' pela água e levou as baleias de volta", disse Juanita Symes, que também ajudava nos trabalhos de resgate das baleias. "Ele mostrou a elas por onde ir. Foi uma experiência incrível. O melhor dia da minha vida", disse.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Dica - televisão

Semana passada eu “descobri” o canal TV Escola. Infelizmente ele só está disponível para quem paga a TV a cabo ou tem antena parabólica. È um canal incrível. Eu particularmente gostei bastante dos documentários dirigidos ao ensino fundamental. Essa semana está sendo transmitida a série Cosmos narrada nada mais nada menos que por Carl Sagan. A série fala sobre questões ligadas à origem do universo, tendo o cuidado de demonstrar as possíveis implicações das descobertas astronômicas em nossa vida cotidiana e na saúde do Planeta Terra.


E pra quem ainda não leu nada do Carl Sagan, O mundo assombrado pelos demônios, agora publicado pela Companhia das Letras em sua coleção Companhia de Bolso é uma excelente pedida.

Programação da TV Escola
http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=99&Itemid=

Há alguns programas da TV Escola disponíveis na Internet em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/

Fonte da imagem: http://imagem.bondfaro.com.br/capas/livros/X43/908/190x190_853590834X.jpg

terça-feira, 11 de março de 2008

Site de Ingrid Newkirk

Pessoal, a dica de hoje do blog é uma sugestão de site: o site da Ingrid Newkirk!! http://www.ingridnewkirk.com/

Pra quem não conhece, a Ingrid é co-fundadora do PETA. Nascida no Reino Unido, ela passou parte de sua infância na Índia, em companhia de sua mãe, que simplesmente trabalhava com a Madre Teresa de Calcutá. Quando cresceu, Ingrid decidiu dedicar sua coragem e energia para a proteção aos animais.

Para quem não conhece o PETA, visite o site também!

Há também uma matéria em português sobre a organização no endereço:


domingo, 9 de março de 2008

Frase da semana



"Porque a vida, a verdade, está na experiência, nas coisas simples, na natureza. E o homem se separou dela, tenta dominá-la, e assim acaba vivendo uma vida sem valores, sem amor, sem sentido."

Frase encontrada em comentário no endereço http://www.revistameioambiente.com.br/2006/12/22/a-ecologia-profunda/




Os humanos são naturalmente carnívoros?

sexta-feira, 7 de março de 2008

" O que devo fazer com o meu lixo orgânico?
CYRUS AFSHARDA


Se você tem um bom espaço no quintal, uma alternativa é fazer a compostagem em casa e usar o produto final no jardim.Mas, se mora em apartamento ou não tem espaço suficiente em casa, as soluções são mais escassas. Em São Paulo, por exemplo, não existe uma única usina de compostagem -a última foi desativada em 2004. A prefeitura disponibiliza 22 "ecopontos" onde podas de árvores e folhas, por exemplo, podem ser descartadas.
Já o lixo orgânico "molhado", como restos de alimentos, deve ser jogado no lixo comum. "Há muita preocupação com reciclagem, mas se dá pouca atenção ao lixo orgânico. O metano gerado por esse lixo tem 24 vezes mais capacidade de reter raios solares que o gás carbônico", diz André Vilhena, 38, diretor-executivo da ONG Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem).O baixo índice de reciclagem do lixo orgânico não é privilégio da capital paulista.
No Brasil, só 3% desses resíduos vão para compostagem, de acordo com pesquisa da Cempre. Na França esse número atinge 27%. Estima-se que 60% de todo o lixo produzido no Brasil tenha origem orgânica.O site da Fundacentro, ligada ao Ministério do Trabalho, dá orientações detalhadas sobre como fazer a compostagem doméstica. O texto foi feito em parceria com o Instituto de Biociências da Unesp."
Fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 4 de março de 2008

Yes MTV, no BBB8

Assim como muitas pessoas, não sou uma pessoa muito estudiosa, creio que em parte motivada por minha impaciência. Quero os resultados, mas o caminho para alcançá-los é tão longo e tortuoso... no entanto, é preciso mudar essa mentalidade para estar preparado quando o momento chega. Senão, perdemos oportunidades. Pensei nisso ao ler uma reportagem na Folha de São Paulo sobre o desmatamento no estado de Mato Grosso.
É de conhecimento público o “milagre da soja” que se operou na região e os avisos dos ambientalistas para a degradação a que a região estava sendo submetida. Muitos fizeram fortuna com suas plantações, construíram suas casas luxuosas, compraram aviões. Lembro de uma reportagem falando que a fila de espera por uma caminhonete zero Km era de meses. Agora, o preço da soja voltou a se estabilizar, o solo dá sinais de fraqueza (comprovando a já conhecida pobreza do solo amazônico) e alguns produtores já começaram a tomar providências: mudaram de atividade, investindo na pecuária ou, abrindo novas áreas para plantações mais ao norte (novos desmatamentos), e os mais “espertos” talvez, já estão se mudando...

Feita a análise do crescimento do desmatamento na região amazônica, o resultado foi óbvio: elevação dos índices, grande destruição e perda de biodiversidade. Não podia ser diferente.
Eis que aparece o governo do Mato Grosso buscando contestar o trabalho feito INPE. E é nessa hora que eu me lembro do valor das horas de dedicação nos estudos. O INPE diz que topa uma discussão técnica.

Por exemplo, após uma perícia, constata-se que o nível de pesticidas num rio qualquer está dentro dos parâmetros aceitáveis. Os meros mortais, talvez por falta de oportunidade, outras vezes por preguiça, escutam a notícia aliviados: podemos continuar consumindo nossa água tranqüilamente.

Agora um especialista pode pedir, digamos assim, informações mais... detalhadas:
- como foi feita a coleta dessa água: da superfície, do fundo do rio, da beirada, ou do meio?
- em que época do ano foi feita a coleta: antes da colheita, após a colheita, foi recolhida uma amostra por estação do ano?
- foi feita análise dos sedimentos do solo?
- qual foi a metodologia escolhida? Ela é adequada para aquela região?

Essas são apenas algumas das questões que podem aparecer num “debate técnico”. Já pensou quantas variáveis podem estar envolvidas, variáveis que nunca tínhamos pensado, sequer imaginávamos existissem ou que pudessem ser relevantes!

Pois é por isso que é importante estudar, aprender, informar-se. Para não ser passado pra trás e para ter elementos, para poder agir quando nosso momento chega.

Chega de preguiça e de desânimo. Sem medo de ser chamado de nerd em pessoal!! Vamos deixar um pouco o BBB8, esquecer por 10 minutos do choro da Tathiana e seguir o conselho da MTV, quem lembra?

“Desligue a TV e vá ler um livro.”

segunda-feira, 3 de março de 2008

Fotos fofas

Pessoal, tomei a liberdade de postar duas fotos incríveis que a Sofia encontrou ontem no site da Uol (http://bichos.uol.com.br/album/ap_ursos_polares_album.jhtm?abrefoto=40). Pelo que ela leu, são fotos reais, não são montagens.

Que sirvam de inspiração para a semana!







Frase da Semana





"Ser é escolher-se."

Jean-Paul Sartre, in "O Ser e o Nada".





Fonte da imagem:

sábado, 1 de março de 2008

Dia do Vídeo

O vídeo de hoje é um clipe com legendas (em português) da música What I've done, do Linkin Park, e achei interessante postá-lo porque mostra algumas questões sociais e ambientais que deveriam ser abordadas com mais atenção.