quinta-feira, 12 de abril de 2012

Direito aos que não verbalizam

Acompanhar mais uma denúncia de maus tratos, desta vez na cidade de Salvador, traz a tona vários sentimentos e reflexões.
Se por um lado causa tristeza conhecer o sofrimento destes animais, vítimas de legítima tortura, por outro lado causa alegria perceber que a sociedade a cada dia mostra-se mais ativa, e não compactua mais com o sofrimento gratuito e desumano.
A atitude da denunciante exige, além de compaixão, coragem, renova nossa fé na humanidade.
Outro ponto maravilhoso desta história é o poder da internet. No passado, é bem provável que inúmeras situações como esta ficassem impunes, pela inação e leniência do Poder Público.
Hoje, nós, cidadãos, temos a tecnologia e a internet. Se a denúncia à delegacia não surte efeitos, nós temos o youtube, o facebook, o twitter, os blogs... A GENTE PODE COLOCAR A BOCA NO TROMBONE!
Não somos dependentes do Estado ou de governantes que nada fazem, usamos a nossa indignação, nosso conhecimentos, e nossos brinquedos tecnológicos para mostrar ao mundo que queremos justiça, dignidade e respeito.
E claro, também é motivo de felicidade observar que os juízes tem se manifestado a favor da proteção aos direitos dos animais. Ainda é pouco, mas já é o começo.
Bem, depois de todas estas palavras soltas, para quem quiser pensar mais um pouco sobre o assunto, nós sugerimos um trabalho bem legal, uma monografia produzida por uma estudante de medicina veterinária na UFRGS.
Título - Direitos dos animais: uma abordagem histórico-filosófica e a percepção de bem-estar animal
Autora  Lenize Maria Soares Doval

Nenhum comentário: