quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Quer calcular sua emissão de carbono?

Então clique aqui: http://www.earthlab.com/carbonProfile/LiveEarth.htm?ver=14 , e aproveite o site do Live Earth, você pode se cadastrar para receber informações, baixar wallpapers e se informar sobre o tema, é claro...

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Vergonha humana

Apenas um exemplo do sofrimento a que os homens - animais racionais – submetem os demais seres vivos.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL185249-5603,00-POR+COMIDA+TIGRE+COME+TIGRE+EM+PARQUE+CHINES.html

Frase da semana

"A economia é prioridade agora, e todo o resto pode ir para o inferno."

Valmik Thapar, conservacionista e autor indiano, expressando sua revolta diante do Ato dos Direitos dos Habitantes das Florestas, lei aprovada pelo parlamento indiano que autoriza a volta de moradores às florestas, o que pode provocar a invasão dos parques (moradia original dessas pessoas no passado) e um retrocesso no trabalho de proteção às florestas e sua biodiversidade, em especial aos tigres, que segundo especialistas estão próximos a atingir um ponto irreversível para sua extinção.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Vocês conhecem a Sea Shepard?


É uma organização fundada por um dos fundadores do Greenpeace e que se dedica a proteção da vida marinha e que, nesta época do ano, tem muito trabalho: lutar contra os navios baleeiros japoneses.


Sim, os japoneses que adoram carne de baleia (vocês já viram? É uma carne escura, de aparência horrível) e não estão nem aí pra campanha internacional de proteção marinha. Sim porque os navios pesqueiros deles literalmente varrem os oceanos. Mas como eles não querem a comunidade internacional contra eles, pois boicote não faz bem a economia alguma, eles fazem uso de uma brecha legal: a pesca para fins científicos. Então eles pescam milhares dessas adoráveis criaturas vegetarianas - -elas se alimentam de plâncton. E não, as orcas não são baleias, são golfinhos. E saibam: apesar da fama de assassinas, não há nenhum registro na história de ataque de orcas a humanos.

E então lá vai o pessoal da Sea Shepard e o pessoal do Greenpeace lutar com seus botes e seu barquinho contra aquelas grandes embarcações. Eles merecem toda nossa admiração, respeito e apoio.

Visite o site das organizações, informe-se e descubra que ajudar é mais fácil do que parece.

Sea Shepard Conservation Society - http://www.seashepherd.org.br/

Greenpeace – http://www.greenpeace.org.br/

Você também pode ajudar enviando a carta de repúdio abaixo:

Hoje na tv

O tema do Globo Réporter de hoje é o tráfico de animais, com destaque para a região do Pantanal.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Chegou a hora do teste para a Lei de Gestão das Florestas. O site Carta Maior publicou uma reportagem interessante sobre o tema:

http://www.agenciacartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14717&boletim_id=380&componente_id=7074

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Sugestão de leitura


Para quem quiser refletir sobre a sociedade consumista em que vivemos e que nos consome, a obra Walden, de Henry Thoureau, é uma excelente oportunidade de refletir sobre o que realmente precisamos para viver e sermos felizes.

O livro traz o relato de uma experiência real vivenciada pelo autor, que afastou-se da vida moderna e encontrou nessa experiência uma oportunidade repensar nosso valores e nossa relação com a natureza.

De leitura fácil e envolvente, é uma ótima pedida para leitura de férias, presente de Natal...

Para saber um pouco sobre Thoureau, leia aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_David_Thoreau

Frase da semana




"Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia." Henry David Thoreau




Fonte da imagem: http://www.clemson.edu/caah/history/FacultyPages/PamMack/lec124/thoreau.jpg

sábado, 17 de novembro de 2007

Comparando

Mais uma do caderno Vitrine, da FSP:

"O que é pior: um carro movido a gás natural ou a álcool?
CYRUS AFSHARDA


Um carro a álcool (etanol) emite menos poluentes que um movido a gás. Se for considerado todo o ciclo do combustível, a emissão de CO2 do álcool é quase nula. As plantações de cana-de-açúcar absorvem CO2 e, assim, compensam aquilo que é emitido depois pelo carro. Além disso, as substâncias tóxicas geradas pela combustão do gás são mais nocivas que as do álcool, explica Alexandre Szklo, 37, professor de planejamento energético da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ).Mas o impacto ambiental do álcool é grande em outros aspectos: as áreas ocupadas por plantações de cana-de-açúcar aumentam a cada ano: em 2006, atingiam quase 7 milhões de hectares. Isso representa um aumento de 40% em cinco anos.Isso sem falar na prática das queimadas, nociva ao homem e ao ambiente, mas ainda bastante comum nas fazendas, em época de colheita da cana-de-açúcar."

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

De cara nova...

E aí pessoal, o que acharam da cara nova do nosso blog? A Lira e a Sofia trabalharam pra caramba, e eu particularmente adorei o resultado.
Parabéns pra elas!!

Em tempo: diz que na Tailândia existem tigres vegetarianos!!!
Quem souber algo sobre o tema por favor conte-nos, pois apesar do Animal Planet afirmar tal coisa, na net eu não achei nada convincente. Li que há um templo budista na Tailândia e que lá há tigres vegetarianos, mas não entendi se eles são criados pelos monges ou são selvagens....

Bom final de semana!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Mais sobre experiências com animais...

Há um artigo, publicado na Revista Brasileira de Educação Médica e disponível on-line com o seguinte título: Animais em aulas práticas: podemos substituí-los com a mesma qualidade de ensino?

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Boa Leitura!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Compaixão X Inteligência

Não consigo compreender como pessoas de tanto prestígio e saber acumulado como os membros da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) podem ter tão pouca compaixão a ponto de promover um abaixo-assinado a favor do uso de animais nos experimentos científicos. Tá certo, eles não falam em autorizar seu uso, falam em regulamentar, o que em tese levará as pesquisas a serem feitas de forma mais ética, com maior respeito aos animais e seu sofrimento. Mas não consigo aceitar a idéia.

Para conhecer o abaixo-assinado: http://www.fesbe.org.br/manifesto/

Para saber quem assina o abaixo-assinado: http://www.fesbe.org.br/fesbev4/abaixoassinado/assinaturas


Para conhecer a federação: http://www.fesbe.org.br/v3/index.php

fonte da imagem: http://edgy.blog.simplesnet.pt/archive/coelho_vivi3.jpg

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Motos

Você sabia que motos poluem muito mais do que carros? Pois é, dizem que as motos mais novas chegam a liberar dez vezes mais gases nocivos se comparadas aos carros. E as motos mais antigas, então? Chegam a poluir até vinte vezes mais!!!

Técnicos desse assunto dizem que isso acontece porque quase todas as motos do Brasil usam o sistema de carburador, o que deixa ela muito mais poluente. Segundo a Abraciclo, a frota de motocicletas no Brasil, emplacadas, é de cerca de oito milhões de unidades. Sem contar que, enquanto uma moto pode carregar apenas duas pessoas, existem modelos de carros que podem carregar até oito pessoas, ajudando muito mais o meio ambiente!

Fonte: http://www.ecoagencia.com.br/index.php?option=content&task=view&id=1551&Itemid=2

domingo, 11 de novembro de 2007

Frase da semana

"É somente pelo amaciamento e disfarce da carne morta através do preparo culinário, que ela é tornada susceptível de mastigação ou digestão e que a visão de seus sucos sangrentos e horror puro não criam um desgosto e abominação intoleráveis." - Percy Bysshe Shelley

Quer saber sobre Percy Bysshe Shelley ? Leia aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Percy_Bysshe_Shelley

sábado, 10 de novembro de 2007

O que é melhor para o ambiente: lâmpada fluorescente ou incandescente?

As lâmpadas fluorescentes são melhores do ponto de vista ambiental. Elas iluminam de cinco a seis vezes mais, por watt, que as incandescentes. Essa maior eficiência se traduz em economia de recursos: para obter o mesmo desempenho, as fluorescentes precisam de menos energia.

Por exemplo, uma lâmpada fluorescente de 15W ilumina o mesmo que uma incandescente de 75W.Além disso, elas duram seis vezes mais tempo, gerando assim menos lixo. Para cada 60 mil horas de iluminação contínua, seriam necessárias 6 lâmpadas fluorescentes e 40 incandescentes.

No que diz respeito ao descarte, as lâmpadas fluorescentes levam desvantagem, já que elas contêm substâncias tóxicas, como o mercúrio. Mas as lâmpadas incandescentes também não podem ser jogadas junto com os vidros em geral que vão para a reciclagem porque elas são feitas de um tipo diferente de vidro.A Prefeitura de São Paulo não recolhe nenhum dos tipos de lâmpadas para a reciclagem.

A recomendação é que elas sejam colocadas em suas embalagens originais ou em caixas de papelão envolvidas em jornal ou plástico-bolha, antes de serem descartadas, para não quebrarem.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/vitrine/vi1011200706.htm

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Domínio Público

Já visitaram o Domínio Público?
É uma página mantida pelo governo federal no qual é possível acessar, gratuitamente, obras literárias, artísticas e científicas, na forma de textos, sons, imagens e vídeos. Tem de tudo, inclusive partituras.
Para quem se interessa pelos temas ambientais há bastante coisa, incluindo muitas publicações da UNESCO.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sex and the City

É o PETA nas telinhas!! Pelo menos é o que indicam as gravações do filme que está sendo produzido a partir da série Sex in the City. Parece que Samantha será contemplada com uma bela mancha vermelha de tinta ao participar da semana de moda de Nova Iorque. O PETA por sua vez esclarece que não pratica tal tipo de pintura artísitica: ao invés disso sugere o uso do seguinte adesivo:


Visite o site do peta - http://www.peta.org/ - infelizmente ainda não há versão em português, mas já existe em espanhol.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Muito mal

Mais uma vez fica provada a distância entre o discurso e a ação. Apesar da ecologia estar na moda e todos proclamarem disposição para salvar o mundo, poucos, aliás pouquíssimos estão realmente engajados na causa. E quem diz isso é um organismo que tem autoridade para tal: a ONU.

domingo, 4 de novembro de 2007

Sugestão de sites

Essa é para todos aqueles que como eu acreditam que as celebridades podem fazer muito pela humanidade com o bom uso da sua imagem.

O primeiro é o Cinema for peace - http://www.cinemaforpeace.com - um site que destaca os esforços dos famosos em denunciar as injustiças e atrair a atenção do público para os conflitos, na tentativa de motivar a opinião pública a exigir e pressionar os governos para a adoção de soluções coerentes e pacíficas.
Outro site legal é o ecorazzi - http://www.ecorazzi.com - com as "últimas fofocas do mundo verde" .

Frase da semana


"Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens está além do nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com esta loucura." - Richard Gere

sábado, 3 de novembro de 2007

Você já entrou no site do Ibama?

É um site interessante, mas cumpre apenas seu papel formal. O Brasil, que pretende vender seu potencial turístico com base na ecologia, deveria se preocupar em tornar o tema atraente e parte do cotidiano de todos os cidadãos. Pouco adianta os estrangeiros acharem tudo lindo se os “nativos” não tem informações suficientes sobre o tema e, não tendo interesse sobre o tema, não seja estimulado a participar.

A área dedicada à educação ambiental ainda precisa ser preenchida, pois restringe-se a fornecer informações sobre a competência dos órgãos envolvidos.

A página também traz como destaque uma revista on-line sobre o tema: Brasil UC - Revista Brasileira de Unidades de Conservação, mas não há nenhum artigo.

Não há uma seção dedicada às crianças, ou atividades interativas.

Na questão ambiental, levar informação é um passo fundamental para a conscientização, pois é preciso conhecer para proteger e respeitar. Nossas experiências definem em grande parte o que somos, e se o meio ambiente não começar a fazer parte de nosso cotidiano, estaremos fadados a fracasso.

O site possui um canal Fale Conosco, no qual podemos fazer sugestões. Eu já fiz a minha, participe você também!!

http://www.ibama.gov.br/

O trabalho do Ibama na educação ambiental

O Ibama possui uma de Desenvolvimento Socioambiental – DISAM, e dentro desta diretoria está a Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEAM que tem como competência:
- regulamentação, supervisão e orientação da execução e implementação das ações de educação ambiental
- sua internalização nos programas e projetos do Ibama.

A operacionalização dos trabalhos ocorre por meio dos Núcleos de Educação Ambiental (NEAs) das Superintendências Estaduais.

Sua atuação tem como base os seguintes “princípios”:
· O meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, bem de uso comum e essencial à sadia qualidade de vida;
· A preservação e defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado são um compromisso ético com as presentes e futuras gerações;
· A preservação e defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações cabem ao Poder Público e à Coletividade;
· A participação qualificada, enquanto saber/fazer, como elemento fundante para uma ação educativa protagonista, autônoma e emancipatória;
· A ação dialógica como referência central para a ação educativa, enquanto perspectiva de respeito aos diferentes saberes e
fazeres, de diferentes grupos sociais em contextos socioculturais diversos.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Sugestão de leitura

Pessoal, esse blog não seria completo se deixasse de fora um importante "elemento" que compõe o meio ambiente: o homem. Talvez atualmente podemos até mesmo considerar o ser humano como o principal animal dessa questão, já que está em suas mãos determinar o que vai continuar a existir e o que será extinto.



Os seres humanos são ao mesmo tempo algozes e vítimas da questão ambiental, de diferentes formas. Uma delas é o fato de alguns deles, em prol do progresso e do conforto "do resto" serem submetidos a condições indignas de vida e sobrevivência, sacrificando-se por circunstâncias que estão além de sua possibilidade de escolha. É o caso dos bóia-frias por exemplo.

Conforme estudo atual (não lembro o nome da pesquisadora, mas creio que ela seja da UNESP...), a média de vida útil desses trabalhadores é a mesma dos escravos africanos que trabalhavam no Brasil. Isso demonstra o qual pouco nossa humanidade evoluiu desde o século XVIII.

Um livro bastante interessante sobre o tema é Pai de Todos, de Ganimédes José, obra de litaratura infantil escrita em 1978, mas que deve ser lida por pessoas de todas as idades.



Quer saber sobre esta obra e seu autor? Então leia aqui: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03175-6.pdf


fonte da imagem: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2005/jusp738/ilustras/ilustra1011c.jpg

quinta-feira, 1 de novembro de 2007


"Quando terminamos nossa limpeza matinal, devemos fazer, cuidadosamente, a limpeza do planeta."
Saint-Exupery em O Pequeno Príncipe, Capítulo V