quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entrevista com Peter Singer

Peter Singer é um filósofo, considerado bastante polêmico por alguns posicionamentos divulgados em suas obras, em questões relacionadas ao aborto, à eutanásia e aos animais.
De fato, a primeira vista a leitura de suas obras pode chocar, mas após alguma reflexão pode-se observar que seus questionamentos possuem fundamentos interessantes e que merecem ser debatidos pela sociedade.
Um exemplo está no trecho abaixo:

É fácil nos posicionar sobre um assunto remoto, mas revelamos nossa verdadeira natureza quando o assunto bate à nossa porta. Protestar contra touradas na Espanha ou o assassinato de foquinhas no Canadá e continuar comendo frangos que passaram a vida toda apinhados em gaiolas, ou carne de vitela de bezerros que foram separados da mãe, de deitar-se com suas pernas estendidas é o mesmo que denunciar o apartheid na África do Sul e ao mesmo tempo pedir a seus vizinhos que não vendam a casa a negros."


A Revista Época publicou há algum tempo uma entrevista com Peter Singer.
Para quem se interessar, basta clicar no endereço a seguir:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74453-5856-421,00.html

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Você sabe o que é especismo?

"O especismo é o conceito central e mais comum das teorias dos direitos animais. Foi um termo cunhado por Richard Ryder, em Oxford, em 1970, tendo como base o sexismo e o racismo. Similar ao sexismo, o especismo é uma discriminação relevante com base num aspecto que, para o critério adotado – a espécie – é irrelevante."

Assim, que se aqueles que negam a igualdade de direitos às mulheres são racistas;

Aqueles que negam a igualdade de direitos às pessoas que não possuem a mesma cor de pele nem a mesma origem étnica são racistas;

Aqueles que se negam a reconhecer os direitos e a digniddade das outras espécies animais são especistas.

E então alguém dirá: 'O que, animais com direitos? Como assim?'